26 de mai. de 2009

Vía Campesina está em Marcha no sul do país

Via Campesina faz marcha para discutir crise e reforma agrária no Paraná

Integrantes da Via Campesina e a Assembléia Popular estão em marcha pelo interior do estado do Paraná desde último dia 18. São duas colunas que agregam aproximadamente 400 pessoas. O objetivo do mutirão é debater com a população das cidades visitadas a reforma agrária e a crise financeira.

A coluna que saiu do Norte do estado começou a caminhada pelo município de Florestópolis e está a caminho da cidade de Mandaguari. Já a coluna da parte oeste saiu de Foz do Iguaçu e está na cidade de Laranjeiras do Sul.

Os debates explicam o contexto da crise mundial e propõem a reforma agrária como solução para os trabalhadores e são feitos principalmente com estudantes e habitantes de bairros pobres.

O coordenador estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Anísio Cardoso Ribeiro, conta como está sendo a recepção nas comunidades:

“A marcha está cumprindo seu objetivo que é exatamente isso: fazer o debate com a sociedade. O debate está sendo bem aceito pela população. O que a sociedade demonstra é uma simpatia pelo MST, pelos movimentos do campo e tudo mais. A forma como estamos sendo recebidos nos dá referência sobre o que estamos pensando enquanto movimento social”.

Ao todo, 29 cidades devem ser visitadas. As marchas se encontrarão no município de Campo Largo, da onde seguem juntas em direção à Curitiba, com a previsão da chegada para o dia quatro de junho.

da Radioagência NP.

Um comentário:

  1. Boa iniciativa.
    É preciso fortalecer este campo de força.
    Inclusive, estivemos recebendo a coluna sul, junto ao Departamento de Geografia.

    ResponderExcluir