9 de mar. de 2009

MULHERES DA VÍA CAMPESINA EM LUTA!

Mulheres da Via Campesina ocupam porto da Aracruz Celulose

Na manhã desta segunda-feira (09/03), cerca de 1300 mulheres da Via Campesina do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro ocuparam o Portocel, porto de exportações da empresa Aracruz Celulose, localizado em Barra do Riacho, município de Aracruz, no Espírito Santo. A mobilização faz parte das atividades de luta do 8 de Março, Dia Internacional de Luta das Mulheres.

Contra a crise e por reforma agrária, mulheres da Via Campesina ocupam Ministério da Agricultura

Desde o início da manhã desta segunda-feira (09/03), cerca de 800 mulheres da Via Campesina ocupam o prédio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,em Brasília, onde realizam um ato pacífico. As trabalhadoras rurais denunciam o modelo de desenvolvimento imposto pelo governo, empresas transnacionais e bancos para o campo brasileiro, e cobram a implementação de um modelo agrícola baseado na pequena agricultura, através da realização da reforma agrária, e uma política econômica voltada para a geração de empregos para a população.
Mulheres da Via Campesina realizam marcha em Porecatu, no Paraná
Com o lema “Mulheres Camponesas em Luta Contra o Agronegócio, pela Reforma Agrária e Soberania Alimentar”, amanhã (dia 09), cerca de 1.000 trabalhadoras da Via Campesina farão uma marcha pelo centro de Porecatu, no Norte do Paraná.

Mulheres da Via Campesina ocupam área do grupo Cosan
Cerca de 600 trabalhadoras do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra realizaram nesta segunda-feira (09) a ocupação de uma área da Cosan, no município de Barra Bonita, na região de Jaú, a 280 km da capital. O grupo Cosan explora uma área duas vezes maior que o total de hectares destinados para a Reforma Agrária no Estado de São Paulo: 605 mil hectares pelo grupo, contra apenas 300 mil para as 15 mil famílias em assentamentos estaduais e federais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário