O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) será homenageado durante a festa de comemoração aos 25 anos do MST, no assentamento de Sarandi (RS). O MAB receberá o prêmio A Luta pela Terra, concedido pelo MST a cada dois anos como reconhecimento e agradecimento às pessoas, organizações sociais e obras artísticas que se destacaram no apoio à luta pela Reforma Agrária e na militância em defesa de um Brasil socialmente justo, democrático e igualitário.
Primeiramente, o MAB foi indicado como merecedor dessa premiação na consulta que foi feita junto aos MST estaduais, setores internos da organização, espaços nacionais de formação e secretarias. Depois, no trabalho do júri designado pela Direção nacional.
25 anos do MST Na história do Brasil, a resistência de um movimento camponês que enfrenta há um quarto de século a violência do latifúndio e do Estado é considerada inédita. Nessa trajetória, o MST ganhou centenas de prêmios e conta com prestígio internacional.
O MST conseguiu assentar 370 mil famílias por meio das ocupações de terras. Atualmente, mais de 100 mil famílias estão acampadas em 24 estados. O Movimento conquistou 2.000 escolas públicas em acampamentos e assentamentos, que garantem o acesso à educação a mais de 160 mil crianças e adolescentes, alfabetizou 50 mil adultos e jovens e formou mais de 4.000 professores.Com o compromisso de fornecer alimentos para o povo brasileiro, o MST criou mais de 400 associações e cooperativas em assentamentos, que trabalham de forma coletiva para produzir alimentos sem transgênicos e sem agrotóxicos. Há ainda 96 agroindústrias, que melhoram a renda e as condições do trabalho no campo e oferecem alimentos de qualidade e baixo preço na cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário